Itaipuaçu

Maricá finaliza obra na Estrada dos Cajueiros. Veja como ficou

Projeto levou quatro anos para a conclusão

Estrada passou por ampliação e revitalização
Estrada passou por ampliação e revitalização |  Foto: Evelen Gouvêa / Ascom Maricá
 

Quatro anos depois, a obra de duplicação da Estrada Oscar Vieira da Costa Junior, mais, conhecida como Estrada dos Cajueiros, que liga a RJ-106 ao Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, foi entregue na manhã desta terça-feira (20) pela Prefeitura de Maricá. Na ocasião, o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou a construção de um novo viaduto na saída do bairro Flamengo, no cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a RJ-114 (que dá acesso ao município de Itaboraí). Segundo Horta, a previsão de entrega será 18 meses após o início da obra.

“Estamos encerrando a entrega da nova Estrada dos Cajueiros, que é um novo grande corredor viário da cidade de Maricá”, afirmou o prefeito.

Estrada dos Cajueiros

Com obras iniciadas em 2018, a Estrada dos Cajueiros (Estrada Oscar Vieira da Costa Junior) recebeu melhorias ao longo dos seus 5 km  de extensão, entre elas a duplicação das pistas de rolamento com 7 metros cada, nova pavimentação com asfaltamento de 10 km nos dois sentidos, iluminação com a instalação de 300 luminárias de led nos 150 novos postes. Também foram construídas novas calçadas em ambos os lados e implantada uma rede de 5 km de drenagem, 2 km de macrodrenagem, com instalação de manilhas e galerias pluviais que cruzam a pista em direção ao curso d’água do rio Bambu. Foram construídas ainda 3km de ciclovia central e 2km de ciclofaixa.

O secretário de Iluminação Pública, Fábio Aguiar, ressaltou que o benefício da obra era um anseio da população: “Vai ser de um benefício muito grande para a população”.

No local, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) instalou mais de 200 placas de sinalização e também 12 redutores de velocidade, 12 faixas de pedestre e cinco travessias elevadas na via, além de dispositivos eletrônicos de redução de velocidade.

Viaduto no Flamengo

O novo elevado terá um vão de 110 metros, com quatro faixas de rolamento e sua extensão será superior a 1.400 metros em uma área total de 136.392,50m². A obra contempla ainda a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado e a construção de uma rotatória no entroncamento da RJ-114. A intervenção abrange também urbanização com calçadas, canteiros, sinalização, iluminação e a reformulação da drenagem para diminuir o risco de inundações no entorno.

< Rapper Cardi B enlouquece ao receber mimo de Beyoncé Furto de cabos em sinal causa acidente na Tijuca, Zona Norte <